quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

TORTA FINGIDA DE ABOBRINHA



Gente, esta torta de abobrinha é tão semples de fazer... E vocês não imaginam que delícia que fica! Notem que não tem quase gordura, é saudável e bastante leve e pouco calórica.
Eu não vejo muita graça em abobrinhas, e é por isso que quis fazer algo diferente com elas, para que eu também pudesse sentir mais prazer  em comê-las!!
Fica aí, minha sugestão... Um grande abraço a todos!!!

Você sabia?

n
O ovo é o alimento mais completo. Contém vitamina B12, a mesma vitamina encontrada na carne de boi e de frango. É a fonte de nutrientes e proteínas mais acessíveis que existe. A clara é riquíssima em proteína.  A gema é rica em vitaminas e sais minerais e não aumenta o colesterol, como se dizia antigamente. Esse mito já caiu...
Procure consumir ovos caipiras ou orgânicos, são muito mais saudáveis e as galinhas não são maltratadas! Os ovos de granja contém muito hormônio, o que é muito prejudicial à saúde.

Fonte: Sergio Puppin - O mito do colesterol e Doenças cardiovasculares.
         
n


Ingredientes:

3 abobrinhas grandes ou médias
4  ovos
1 colher (sopa) de sal marinho
Leite
Orégano
Pitada de sal marinho para os ovos
Farinha de rosca de pão integral, ou farinha de rosca comum
Forma redonda de 20cm diâmetro

 Preparo:

Corte as abobrinhas ao meio, depois no sentido longitudinal, em fatias não muito finas. Não retire a casca. Deixe as abobrinhas de molho com água e sal numa tigela. Após, passe uma por uma na farinha de rosca. Unte uma frigideira com pouquinho de óleo e grelhe todas as fatias.  Unte uma forma ou um pirex quadrado de aprox.18x18cm, e enfarinhe com farinha de rosca. Distribua as abobrinhas na forma, uma por cima da outra, de uma forma bem equilibrada.
Bata os ovos com um pouco de leite para ajudar na mistura, acrescente sal, orégano e despeje essa mistura por sobre as abobrinhas. Leve ao forno pré-aquecido (180oC) e asse até que a torta cresça e fique douradinha.


Dicas:

Quando você colocar as abobrinhas na tigela com água e sal, coloque um prato e um peso por cima do prato, para que as abobrinhas afundem e absorva melhor o sal.

Se preferir sofisticar mais, você poderá também recheá-las com recheio de sua preferência, queijo branco, ricota, espinafre, escarola, etc. Evite recheios gordurosos, como creme de leite, manteiga, queijos gordurosos.

Mas ATENÇÃO! A ricota apesar de ser o queijo menos gorduroso, também contém gordura, e contém 30% do total de gordura, portanto, ainda assim, o consumo deve ser controlado!!!

Note que essa receita é pouco calórica, saborosa e muito saudável. Merece ser respeitada!!! Porém, fica ao seu critério de adicionar outros ingredientes não muito saudáveis!


8 comentários:

  1. Oi Tia! To morrendo de vontade de comer sua torta, mas nao tem ninguem pra fazer pra mim! vc se habilita??? hehe! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi sobrinho!!

    Como não tem ninguém pra fazer pra você??!! Tô morrendo de peninha... Tá bom, eu faço com muito gosto!!! Mas não vá morrer de vontade, antes que eu faça, ei?! hahaha.... Bjsss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Graça, que receita incrível! Testei e adorei, porque é fácil de fazer, muito gostosa e saúdável!

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Adoro abobrinhas e vou tentar fazer esta receita, que parece muito gostosa e fácil de fazer, mesmo pra iniciantes.

    Abraços!

    Nilza

    ResponderExcluir
  5. Oi anônimo...

    Fico muito feliz que vc tenha feito e gostado muito! Essa receita é deliciosa... E olhe, não tem recheio nenhum, é só abobrinha mesmo!

    Obrigada pelo incentivo!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nilza...

    Faça essa receita, que é incrível! Considerando que não tem recheio nenhum, é muito saborosa. É daqueles pratos que comemos com satisfação e sem culpa...

    Bjsss....

    ResponderExcluir
  7. Oi, Graça
    Ao lado de minha casa, tem um pé de abóboras. Mais tarde vou colher algumas e testar a dica. Depois comento.
    Beijos,
    Helen

    ResponderExcluir
  8. Oi Helen... Que legal que vc vai fazer! Essa torta é muito boa mesmo! Por favor, depois comente comigo quando fizer e como ficou.

    Eu fiz com abobrinha italiana, aquela compridinha. O pé de abóboras é desse tipo?! De qualquer forma, vale testar também com a outra qualidade de abobrinha, tipo paulista.

    Beijão grande!

    ResponderExcluir