domingo, 22 de abril de 2012

FAROFA DE GRÃOS DE SOJA COM FUBÁ TORRADO - DELICIOSO! 100% INTEGRAL!!!

Essa farofinha de grãos de soja, foi postada no blog em  novembro/12, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, por um descuido meu, foram deletadas. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-la novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos! Que pena...


 Você sabia?

A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. 
Contém, também, uma classe de fito-hormônio (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides. 
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. 
Fonte: Engenharia dos alimentos – www.engalimentos.com.br 

Ovos contêm vitamina B12 que é encontrada na carne de vaca e de frango, porém, use ovos caipiras, pois o ovo de granja contém muito hormônio e são péssimos à saúde.
Fonte: Sergio Puppin - O mito do colesterol
            Sergio Puppin - Doenças cardio vasculares   

   
Ingredientes:

100g de feijão de soja, ou 1 xícara (chá) menos 1 dedo
1 cebola grande
2 dentes de alho;
1colher (sobremesa) de óleo

1 ou 2  colheres (sopa) de fubá
6 a 7 azeitonas verdes
Sal marinho a gosto
2 ovos cozidos
Salsinha a gosto

Preparo:

 
Cozinhe os ovos e reserve.

Cozinhe a soja na pressão, por 40min. Depois de cozidas, coloque-as numa peneira e lave bastante em água corrente. Esse procedimento é para tirar toda a espuma que a soja adquire depois de cozida. Coloque-as numa tigela grande e encha de água com jato bem forte, para tirar o excesso das pelinhas da soja que se soltam. Escorra novamente e reserve.
Numa panela, acrescente pouquinho de óleo, coloque o alho e deixe dourar levemente. A seguir, coloque a cebola e o pimentão picados e deixe refogar, até que fiquem bem tenros. Acrescente o fubá e torre por alguns minutos em fogo brando, até você sentir o aroma de fubá torrado, delicioso! Mas não deixe queimar, porque pode ficar amargo. Depois de o fubá estar bem torradinho, acrescente os grãos de soja, as azeitonas picadas, o sal e desligue o fogo. Acrescente a salsinha cortadinhas, bem miúdas, e, por último, os ovos cozidos cortados em pequenos pedaços

Observe que o fubá torrado, ou dourado, exala um aroma delicioso, isto é, pra quem gosta de fubá! Porém, se não gostar, substitua por farinha de mandioca, ou farinha de milho, que, aliás, é o padrão de todas as farofas, mas que não fica tão gostoso quanto o fubá, em minha opinião.

Receita criada e elaborada por Graça Provenzano em agosto/2011
Fotos de Rubens Cunha

Um comentário:

  1. eu gosto de comer fubá torrado
    eu queria saber se fubá torrado
    é bom pra algo ........

    ResponderExcluir