domingo, 22 de abril de 2012

HAMBURGUER DE PROTEÍNA DE SOJA, SABOR QUASE NATURAL AO HAMBURGUER DE CARNE POUQUÍSSIMA GORDURA! 100% INTEGRAL!!!

Esse hamburguer de proteína de soja foi postado no blog em  fevereiro/12, e, juntamente com outras nove receitas de dezembro, janeiro e fevereiro, por um descuido meu, foram deletados. Mas, como tudo na vida é possível dar um jeito, ei-lo novamente!!! Porém, infelizmente, os comentários recebidos também foram todos perdidos! Que pena...


 
Você sabia?   
 
 A soja é uma planta pertencente à família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha e, destaca-se por ser rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. 
Contém, também, uma classe de fito-hormônio (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides. 
Estudos indicam que tais substâncias atuam como um elemento antioxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. 
Fonte: Engenharia dos alimentos – www.engalimentos.com.br 

Ingredientes:

100g de soja texturizada, ou 2 xícaras
1 limão
4 colheres de óleo ou azeite
1 cebola grande bem picadinha
Salsinha, cebolinha
4 colheres de choyo
2 dentes de alho bem amassadinhos (opcional)
6 colheres (sopa) de aveia em flocos
OU
3 colheres de amido de milho

Se você não tiver problema com glúten, e preferir usar aveia no lugar do amido de milho, poderá fazê-lo sem problema algum, pois a aveia não altera a consistência e nem o paladar. Fica ao seu critério!

Colocar água para ferver. Assim que estiver fervendo, acrescente a soja sem lavar e conte mais ou menos cinco minutos, após ferver novamente. Jogue fora a água e coloque a soja em água corrente, até descartar toda a espuma que se forma. Ferva mais um tanto de água e numa vasilha, coloque a soja e o suco de um limão e deixe mais ou menos, por uma hora, para que o limão tire o gosto meio forte da soja. Lave muito bem em água corrente, até sair totalmente a espuma que porventura ainda possa conter.
Esprema a soja em um espremedor de batatas, para tirar toda a água e ficar bem sequinha. Em seguida, coloque em uma tigela e junte os temperos e vá espremendo bem com as mãos, para absorver muito bem. Acrescente a aveia e vá amassando bem, para que ela agregue muito bem à soja. Experimente, sinta se o sabor dos temperos está de acordo com seu paladar. Se quiser colocar mais shoyo, ou alho, sal, etc., fica ao seu critério e à sua criatividade. Leve à geladeira para dar um tempo de os temperos serem absorvidos e também, a aveia vai hidratar, estufando um pouco e dando a liga necessária. Perceba se o hambúrguer está firme, e se sentir que ainda falta liga, coloque um pouco mais de aveia, ou mesmo, azeite, que também ajuda a dar liga, mas não exagere, porque o objetivo é não usar muita gordura, ok? . A aveia é interessante, porque seu sabor é muito suave e na soja, você não sente o gosto dela.
Coloque porções do kibe em uma forminha de torta untada com óleo, e aparte bem firme com a costa de uma colher, para que a massa fique bem compacta. Esquente uma frigideira, de preferência de ferro, untada, e vire a forma, batendo no fundo da mesma, para que o hambúrguer saia e deixe grelhando até ficar bem douradinho e bem grelhado. Mas, cuidado na hora de virar, porque a massa é sensível e exige delicadeza, senão ela quebra diferentemente dos hambúrgueres de carne.

Receita criada e elaborada por Graça Provenzano, em out/2011
Fotos de Rubens Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário