domingo, 6 de maio de 2012

TALHARINE DE MASSA CASEIRA COM SHIMEJI, 100% INTEGRAL, COMO SUGESTÃO PARA O DIA DAS MÃES!


 Domingo que vem dia 13 de maio, é o dia das mães!!!  Resolvi fazer essa massa integral, para aquelas mães que não podem se alimentar de farinha comum, ou por terem qualquer tipo de problema, assim como diabete, ou qualquer outro motivo. Essas mães também precisam ser lembradas na hora da comemoração, ou seja, na hora do almoço, onde toda a família vai estar reunida, brindando a esse dia tão esperado e tão comemorado, não se esquecendo da comida, muitas vezes fartas, mas sem a preocupação com aquela que tanto fez e faz por nós... Portanto, vamos homenagear nossas mães, lembrando que nessa hora, elas também querem ter o prazer de uma comida deliciosa, sem a preocupação de que aquilo poderá não ser boa para sua saúde, caso ela tenha algum problema quanto à alimentação. Porém, essa massa é muito gostosa e todos poderão também estar se deliciando...

Eu sugeri como molho, o shimeji, que é uma espécie de cogumelo, muito gostoso! No lugar do shimeji, você poderá estar preparando um delicioso molho de tomates, ou molho de manjericão, BOLO DE ARROZ INTEGRAL PRIMAVERA, COM MOLHO DE MAN... ou ainda, regar somente com azeite, polvilhando ricota defumada, que não é tão gorduroso quanto os outros queijos. Mas, estarei sempre lembrando, QUEIJO NENHUM É SAUDÁVEL!!! E para aqueles que não comem carne, o queijo é produzido com o coalho, cuja fermentação é tirada do estômago do boi, portanto, aos vegetarianos convictos, para produção do queijo também foi preciso matar um de nossos irmãos menores. Pensem nisso!!!

ATENÇÃO!!! Hoje já existem alguns fabricantes (muito poucos) que estão produzindo queijos para os vegetarianos, cujo coalho não é feito do estômago do boi. Busquem quais são esses fabricantes.




 Você sabia?

SHIMEJI, como a maioria dos cogumelos comestíveis, apresenta valores nutricionais elevados, sendo muito usado em dietas, por ter baixíssimos índices de calorias. Além disso, diversas pesquisas têm demonstrado que o consumo constante desse fungo retarda processos cancerígenos e regula o colesterol no sangue.
Os elevados teores de ergosterol, precursor da vitamina D, lhe conferem, ainda, atributos de importância no combate a enfermidades ósseas, como raquitismo e osteoporose. 
Fonte: www.jornaldaciencia.org.br 



Ingredientes:

6 gemas
100 ml de água fervendo
1 colher (sob) sal marinho
Farinha de trigo integral o quanto baste (mais ou menos 500g)

Preparo da massa:

1ª. Etapa: Numa tigela, coloque as gemas, o sal e a água. Vá adicionando a farinha aos poucos, até sentir que a massa está firme, porém bem macia, ou seja, de consistência mole.
Por se tratar de farinha integral que é bem mais pesada que a farinha comum, é necessário que deixe a massa um pouco mole, senão a massa depois de cozida vai ficar pesada e o cozimento mais demorado. 
Deixe descansar no mínimo por uma hora, fora da geladeira.

        

2ª. Etapa: Se achar necessário, divida a massa por partes, se a superfície de sua mesa for pequena, ou para ficar mais fácil de abrir a massa. Abra a massa no formato de um retângulo e vá passando o rolo até deixar a massa fina, mas não tão fina, que possa partir, sempre nesse formato, que é o que vai dar o comprimento do talharine.








3ª. Etapa: Enrole a massa no sentido do comprimento, dos dois lados, até um lado encontrar o outro.

 



4ª. Etapa: Depois das duas extremidades estarem juntas, vá cortando numa largura de mais ou menos meio centímetro, para dar o formato de talharine, ou se preferir cortar mais fino para ficar como um espaguete, tudo bem. Fica ao seu critério.









5ª. Etapa: Cada rodela que você cortar, vá soltando os talharines com as mãos e esparramando na mesa enfarinhada para não grudarem um no outro.


Cozinhe a massa numa panela com água e sal, e deixe cozinhar por mais ou menos 15 minutos, ou até que o macarrão esteja ao dente. Escorra e agregue o refogado de shimiji.
  
Ingredientes do refogado de shimiji

300g de cogumelo shimeji
Molho de soja (shoyo)
Pouquinho de óleo
Sal marinho
Salsinha e cebolinha

Corte os cogumelos na parte mais grossa do seu cabinho e o restante, corte em pedaços pequenos e leve-os à frigideira para fritar, até que fiquem bem douradinhos e macios. Coloque um pouco de schoyo (ao seu paladar), sal e por último, a salsinha e cebolinha. Deixe por alguns segundos para só amolecer um pouquinho a salsinha.
Espalhe por cima da massa e sirva!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em 09/02/11
Fotos de Rubens Cunha

6 comentários:

  1. Nossa, essa receita deve ser uma delícia!! Mas fazer a massa não é pra qualquer um... rsss Quem sabe tentamos neste dia das mães!!

    ResponderExcluir
  2. Nat... É sim, qualquer pessoa poderá estar fazendo essa massa, se tiver disposição, porque é muito fácil! Vale a pena tentar... Quem sabe neste final de semana, vc se habilita e me convida pra almoçar esse delicioso talharine!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Hoje é ANIVERSÁRIO DA GRAÇA PROVENZANO " MARIA SOROROCA".

    Parabéns novamente" Muitas e muitas receitas recheadas de sucesso, saúde, prosperidade, delícias e amor! Beijos Graça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa!!!! Vou me esforçar pra que tudo isso aconteça!
      Obrigada Lidia! Bjs...

      Excluir
  4. Parabéns pelo seu aniversário e pelo seu talento em revelar delícias saudáveis!!

    Adoro Shimeji, vou fazer o molho, mas não sou habilidosa com massas...rs

    Abraços!
    Nilza

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Nilza! Se vc não é boa em fazer massas, vc poderá comprar massa integral pronta, mas não sei se vai encontrar massa caseira... Ainda assim, fica gostoso.
    Abraços!

    ResponderExcluir