domingo, 1 de julho de 2012

SOPA CREMOSA DE CANJICA


 Mais uma receita saborosa e com ingredientes típicos da época do ano. A canjica em si, quase não tem sabor, pois, o que dá sabor à canjica, são os ingredientes, tais como o leite condensado, creme de leite, açúcar, leite integral, aromatizantes, etc. Como a canjica é um alimento saudável, que contém fibras, pensei em fazer essa sopa, para estar consumindo durante a semana, nesse friozinho tão gostoso... E o resultado foi surpreendente! 
Penso muito, também, em alimentos que não engorde tanto, e o milho é um deles, apesar de calórico, mas aí, a caloria não entra em questão, porque esse tipo de caloria é muito bem administrada pelo organismo. 


Canjica


É consumida o ano inteiro, entretanto, o pico do consumo ocorre no período das festas juninas. O milho utilizado em seu preparo é extraído do milho verde. Encontra-se o produto pronto, industrializado,  mas pode ser elaborado artesanalmente, a partir da espiga até que se torne o grão propriamente dito.
O milho branco é uma das variedades de milho mais difundida no Brasil, e uma de suas principais finalidades é a produção de canjica. Em algumas épocas do ano, sua cotação pode ser superior à do milho, devido ao aumento do consumo de canjica.

Nutricionalmente, o milho é um alimento bastante nutritivo. Em sua composição, apresenta quase todos os aminoácidos conhecidos, com exceção da lisina e do triptofano. Além disso, contém carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras. Entretanto, a canjica é um prato calórico, devido aos ingredientes que podem estar presentes em sua receita, como o açúcar e leite condensado.

Ingredientes: 

1 ½ litro de água;
200g de canjica;
1 cenoura grande;
1 batata doce ou outro legume;
2 a 3 dentes de alho;
1 cebola grande;
Sal marinho;
Salsinha, cebolinha, coentro

Preparo:

Cozinhe a batata doce e a cenoura. Depois de cozidos, retire os legumes e com a mesma água, acrescente a canjica e mais água se precisar, cobrindo com o dobro de líquido, numa panela de pressão e assim que começar a pressão cozinhe por 1 hora em fogo brando.
A canjica tem que ficar bem molinha. Depois de cozidas, bata no liquidificador, 1/3 dessa canjica, juntamente com a água e mais um tanto de legumes, reservando um pouco de legumes e o restante da canjica. Se não tiver caldo o suficiente, acrescente mais água para bater a canjica com os legumes.
Refogue o alho até dourar, depois a cebola e em seguida, acrescente o caldo batido, mais os grãos de canjica e deixe cozinhar alguns minutos, para que a canjica adquira o sabor dos temperos. Faça essa sopa com 1 hora de antecedência, para que fique bem saborosa!
Desligue o fogo e acrescente as hortaliças. Tampe a panela por alguns minutos e sirva quente.

Deliciosa!!!

Receita criada e desenvolvida por Graça Provenzano, em agosto/212
Fotos de Rubens Cunha






4 comentários:

  1. Que diferente. Qualquer dia vou experimentar. Eu fazia sopa de sagu, e ficava ótima. E ninguém faz sopa de sagu. Só doce. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Margarete... Sopa de sagu é deliciosa! Minha mãe fazia essa sopa. Qualquer dia vou fazer do meu jeito e vou postar no blog.
    Obrigada por participar e dar sua opinião!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oi Graça vou experimentar. Qdo faço canjica deixo de molho por umas 8 horas. V. deixou de molho por qto tempo? Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Cleide... Não costumo deixar a canjica de molho e cozinho na pressão por mais ou menos 50 minutos, ou até que fique bem molinha. Depois que vc fizer, me diga como ficou.
    Bjs...

    ResponderExcluir